se você me conhece pelo menos um pouquinho, sabe que eu adoro me distrair com coisinhas manuais. da escrita à fotografia, amo saber que uma coisa que estava na minha cabeça pode virar realidade – e isso é desde pequeno.
durante a organização das coisas da mudança, me peguei abrindo aquela caixa que todo mundo tem: a que fica um monte de cacarecos, bilhetinhos, cartinhas, fotos antigas, álbuns com a capa carcomida, cd’s, desenhos e cadernos da infância… um mundaréu de coisas que a gente nem sabe por que guarda, mas dói como arrancar um dente se a gente se desfaz.
esse processo, bem simples e prático, me conectou de forma bem íntima com o joão vitor do dia 1º de janeiro de 2025. nesta data, eu prometi a mim mesmo que neste ano iria dar cada vez mais foco às coisas que eu amo fazer – e experimentar novas pela primeira vez. eu sempre amei pintar e, como eu disse em uma newsletter recente, eu não estava tendo tempo para isso – na verdade verdadeira, sejamos adultos aqui, não era uma prioridade minha sentar, pegar o meu godê e ficar em frente a uma tela em branco esperando uma ideia aparecer antes da acrílica secar.
pois bem, no início do ano, um pouco antes do carnaval chegar, me inscrevi nas aulas de pintura da escola de artes de osasco – infelizmente, por conta da mudança, não conseguirei acompanhar as aulas, mas a internet existe e eu tenho um mundo de possibilidades na palma da minha mão. viva o youtube!!!
ainda nesse sentido, tenho focado cada vez mais em desenhar. no ano passado, aproveitei o saldão da papelaria do instituto moreira salles e fiz a festa – se o oscar veio, foi por minha causa; não precisa agradecer, rs. todos os dias, independentemente do meu humor ou das demandas de trabalho, faço pelo menos uma gravura da primeira coisa que vem à mente. um dia mostro alguns traços por aqui, talvez!
e já que citei a internet por aqui, não poderia deixar de agradecer ao meu algoritmo (ou a mim mesmo, já que eu é quem treinou?) por ter me conectado a cada vez mais pessoas, criadores e espaços que instigam demais a minha criatividade e mantêm a minha criança interior viva. por conta deles, estou me esforçando cada vez mais para exercitar a fotografia e desvendar ela de forma analógica e desenvolver habilidades manuais de forma constante, por exemplo, escrevendo um diário e criando, aos poucos, um livro com minhas receitas favoritas escritas à mão. estou até patinando! um sonho que estava dormindo na infância e agora faz parte de algumas manhãs minhas.
pensando nisso, listei alguns dos meus criadores de conteúdo e vídeos legais para inspirar você a fazer coisas pela primeira vez e alimentar seus hobbies. afinal, trabalhar é bom (não é), mas se divertir com os brinquedos e as coisas que a vida nos apresenta é ainda melhor.
seja aqui ou no youtube, este querido que vive em amsterdam com a esposa é o que o menino maluquinho do ziraldo sempre quis ser na infância. cada conteúdo provoca de uma maneira tão autêntica que te impressiona, dá três tapas e vai embora. abaixo estão alguns dos meus vídeos preferidos. espero que eu ganhe o lápis blackwing depois desta #publisemserpubli, rs.
eu conheci o matheus no tiktok e ele sempre tem algo a dizer – e que bom que ele compartilha isso com a gente!
canal chique que fale de arte, ancestralidade e criatividade. queroa ser todos eles e elas.
Jess Driscoll
ela ama fazer zines – e me instigou a fazer um próprio.
o que a kate moss fala no divã? quais são as provocações que movem daphne guinness?
David Ludolf
o influenciador de moda que todo homem deveria seguir.
ah, e sobre hobbies, não sou eu quem está dizendo, é a ciência! olhem este vídeo de nosso drauzio varella.
*algumas coisas estão mudando nesta newsletter. agora, além da identidade visual bem bonitinha, estou criando ilustrações para estampar os meus textos. vai ficar mais legal e vou ter mais vontade de escrever ;P. não deixe de comentar o que achou e compartilhe com quem ama coisas bonitas.